quinta-feira, 16 de julho de 2009

O Cortiço

Eu deveria ter lido ele ano passado para o vestibular, mas é claro que eu estava tão viajando no ano que não li este e dei mais importância aos outros da lista.

Comecei a lê-lo hoje, pois a Camila (http://milla-6.blogspot.com/) vai apresentar uma peça sobre ele. Achei muito legal a forma que é escrito, difícil claro de representar pois dialogar da escrita as falas torna-se as vezes impossível. Gostei das intrigas, as mudanças de situações. é um livro bom e que me prendeu bastante. Ouvi ano passado, dos meus colegas mais estudiosos, que o livro era cansativo, chato, e varias outras coisas negativas. Podem pensar do contrario mas eu gostei bastante.


O cortiço de Aluizio de Azevedo - 1977


“Naquela Mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel era a castanha do caju, que abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viçosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhado-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra., picando-lhe as artérias”


Beijo, Adri.

Nenhum comentário: